Cuidados a serem tomados antes de investir



Você quer realizar seu sonho de investir em um negócio rentável, mas está inseguro quanto aos cuidados que se deve tomar antes de colocar os planos em prática? 

Hoje nós trouxemos algumas informações sobre os cuidados você deve tomar para escolher seu próximo investimento. Confira as dicas abaixo!

1 - Desconfie
O primeiro passo é simples: desconfie! Principalmente se a oferta prometer lucro acima da média já no começo do investimento. É claro que pode acontecer dependendo do segmento investido, porém, na maioria dos casos, os lucros aparecem a médio e a longo prazo. Por isso é necessário se programar bem antes de fechar negócio, levando em consideração o tempo necessário para seu negócio se consolidar no mercado até começar a dar o retorno do valor investido. 

2 - Trace objetivos
Qual seu objetivo com o investimento? É apresentar um novo serviço/produto para um novo público? É utilizar o novo negócio como suporte para um negócio já existente? É obter lucro o mais rápido possível? Tendo esses e outros objetivos em mente, fica mais fácil saber onde, quando e quanto investir. Além disso, saber seus objetivos ajuda a levar perguntas mais assertivas ao ofertante. 

3 - Compare negócios
Nesta etapa você já tem alguma ideia do que, ou no que você pretende investir. Se tiver mais de uma opção de negócio, faça uma comparação entre elas para ver os prós e os contras de cada oportunidade (se forem oportunidades muito distintas, é importante levar em consideração as especificidades de cada uma). Aqui também vale reforçar o cuidado com a credibilidade da empresa em questões jurídicas e financeiras, além de se atentar a forma como ela se apresenta diante do mercado e do público.

4 - Conheça as garantias e legislação do segmento
Nenhum investimento é 100% seguro. Porém, existem formas de ficar menos vulnerável caso algo não saia conforme o planejado. Conhecer a legislação do segmento pretendido para investimento e entender os fatores externos que podem influenciar no sucesso dele são fundamentais. Uma dica é começar pelo macro, analisando o cenário político e econômico atual e ir delimitando conforme os pontos forem esclarecidos.

5 - Acompanhe o investimento
Aqui você já decidiu que vai investir e escolheu a melhor oportunidade para a sua realidade. No entanto, o trabalho ainda não acabou! Você deve acompanhar de perto o andamento do seu investimento. Se for um produto, veja como ele está sendo recebido pelo público. No caso de serviço, acompanhe o posicionamento dele diante do mercado, mude estratégias que não deram tão certo e invista em capital humano qualificado. Nada melhor do que estar presente no dia a dia para identificar os pontos positivos e os pontos que precisam de melhora.

Para finalizar, uma dica de ouro: continue pesquisando e se informando. Pergunte, mude estratégias e adquira cada vez mais conhecimento sobre o negócio o qual você investiu seu dinheiro. 

Deu para sentir um pouco mais de segurança para realizar o grande sonho de investir e ver o retorno acontecendo na prática? Esperamos que sim!