5 dicas de livros sobre o mercado de franquias



Estudar e pesquisar são ações que podem ser decisivas no sucesso de qualquer negócio. O mercado muda, novas regulamentações entram em vigor, o consumidor fica cada vez mais exigente e mais uma série de coisas acontecem e exigem do investidor a atualização constante de seus conhecimentos.

Não basta tomar como regra aquilo que se estudou há anos atrás. O estudo precisa ser constante, sempre baseado em fontes atuais e relevantes. Por isso, hoje eu vou te apresentar alguns livros sobre o mercado de franquias que vão te ajudar a expandir seus conhecimentos sobre este modelo de negócio.

1 - "Guia do franqueado", de Paulo César Mauro

Como o próprio nome já diz, o livro é um verdadeiro guia para quem ingressou recentemente no universo das franquias, ou pretende ingressar. Além de tratar sobre os direitos e responsabilidades dos franqueados, o livro ajuda a identificar uma franqueadora de sucesso e a minimizar os erros mais comuns de quem está começando.

2 - "Checklist minha franquia", de José Rubens Oliva Rodrigues

O empresário e autor do livro reúne uma série de entrevistas com outros empresários que tornaram suas marcas uma franquia e hoje colhem os frutos positivos do negócio. Na obra, o futuro investidor vai encontrar dicas, depoimentos de quem já está no ramo há bastante tempo e discussões sobre temas presentes no universo das franquias.

3 - "Franquias Brasileiras: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização", de Pedro Melo e Tales Andreassi

O que melhor do que conhecer cases de sucesso para se inspirar no caminho para o sucesso? Esta é a proposta do livro publicado em 2012. A partir de marcas como "O Boticário" e "Chilli Beans", os autores discutem temas como estratégia, empreendedorismo, inovação e outros assuntos.

4 - "Uma trufa e... 1000 lojas depois!", de Alexandre Tadeu da Costa

Você certamente já consumiu algum produto da "Cacau Show". O CEO desta rede, que é uma das maiores redes de franquia do Brasil, traz dicas de ouro para quem está começando a trajetória no universo franchising. O livro é uma verdadeira aula de empreendedorismo e determinação.

5 - "Franchising: na alegria e na tristeza", de Melitha Novoa Padro

O relacionamento entre a franqueadora e o franqueado pode influenciar diretamente no sucesso do negócio. Pensando nisso, o livro trata sobre essa relação e dá dicas de como mantê-la produtiva e assertiva, evitando conflitos e construindo juntos as estratégias de negócio.

Gostou das dicas? Coloque os ensinamentos que os livros trazem na prática! Tenho certeza que com esses conhecimentos e com o suporte oferecido por toda a equipe Dog King, o sucesso e o lucro logo se tornarão uma realidade!

Até a próxima!